Muitos empresários acreditam que o conflito representa uma dinâmica negativa nas suas empresas e funções de liderança, mas isso não podia estar mais longe da verdade. Na realidade, o conflito saudável pode ser um propulsor fundamental do sucesso organizacional.
Apesar de existirem vários obstáculos comuns relacionados com os líderes e gestores empresariais (confiança, empenho, responsabilidade e mentalidade da equipa), o mais emocional destes obstáculos e, sem dúvida, o mais difícil de remediar, é quando estes têm medo de conflitos.
Como empresária e mentora de empresários, estou sempre a assistir a esta situação: proprietários bem-intencionados que só veem o conflito de forma negativa e fazem tudo o que podem para o evitar. Seja em si próprios, seja nas suas equipas.
O medo do conflito é um paradoxo. Por um lado, os líderes que, na maioria das vezes, não estão dispostos a participar em conversas difíceis, acreditam que estão a adotar uma abordagem respeitosa, profissional e pacífica na resolução de problemas. Ironicamente, a decisão de evitar os conflitos agrava normalmente o problema e deixa de lado oportunidades perdidas.